Serviços
Manutenção
O principal motivo para manutenção e limpeza de ar-condicionado são os ambientes fechados que impedem a circulação do ar, fazendo com que a umidade permaneça sempre a mesma, pois o ar que circula no interior do ambiente não é renovado, mantendo os poluentes nele existentes, como fungos, poeira, fumo, bactérias, ácaros e bolor. Podemos sentir os efeitos da poluição do ar logo após a exposição ou podemos senti-los anos depois. O ar condicionado consegue prevenir e reduzir estes efeitos negativos para a saúde.
Por que fazer manutenção periodicamente?
· Aumento do rendimento
· Prolongamento da vida útil do equipamento bem como do compressor.
· Evita quebras, reduzindo os gastos com trocas de peças
· Reduz o consumo de energia, protegendo contra quedas de tensão
· Proteção contra corrosão
· Manter os aparelhos limpos evita a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias, mantendo o ar sempre puro.
· Respeito a Legislação ( Portaria 3.523/98 - Ministério da Saúde )
É altamente recomendado que a manutenção seja feita por uma empresa autorizada, e por técnicos altamente treinados pelos fabricantes. A manutenção com uma empresa que não cumpra as determinações acima pode acarretar na perda da garantia do equipamento.
O que é preciso saber antes de instalar o ar condicionado split?
Ar-condicionado é um aparelho que trata o ar em espaços fechados, permitindo regular temperatura, umidade, limpeza e ventilação. Os aparelhos do tipo split levam esse nome porque são divididos em duas partes: uma que fica dentro da casa (chamada de evaporadora) que é onde ira sair o ar, e a outra, que fica do lado de fora (chamada de condensadora), onde o ar é tratado. Para instalá-lo é preciso ter 3 cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará cada parte. Veja:
1. Saiba o que será preciso preparar na casa para a instalação do ar condicionado split
Comece lembrando que uma parte fica dentro da casa e outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa. Então, quanto mais perto, menor será o custo com tubos e com mão de obra.
2. Calcular a capacidade do Split
Você precisa saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou da tarde. BTU é a sigla para Unidade Térmica Britânica, e é a quantidade de BTUs que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado. Assim, cômodos menores, como quartos, muitas vezes vão receber um split com menor capacidade. Para ter uma ideia da capacidade do split, use a tabela de referência que está na aba "Fotos".
3. Escolha o melhor lugar pra instalar o ar split
A dica geral é: evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Evite também colocar a parte de saída de ar nas paredes que pegam muito sol. Não coloque a saída de ar (evaporadora) sobre equipamento elétrico. Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado e, de preferência, onde não pegue sol direto, pra aumentar a vida útil do equipamento.